quarta-feira, 24 de março de 2010

Gabeira visita Macaé


Gabeira visita Macaé e defende os royalties do Rio de Janeiro
usados com responsabilidade

O pré-candidato ao governo do Rio e deputado federal, Fernando Gabeira (PV) visitou Macaé na semana passada e numa entrevista coletiva defendeu a manutenção dos valores dos royalties recebidos pelo Rio de Janeiro.
A visita começou com uma coletiva de imprensa no Macaé Othon, na tarde de sexta-feira, dia 19, onde Gabeira falou sobre a emenda Ibsen Pinheiro, que trata da redivisão dos royalties, política de alianças do PV, e o programa de governo. Em seguida, o deputado fez uma palestra na Faculdade Salesianas sobre “Crescimento e Sustentabilidade” e à noite esteve com empresários locais.
Gabeira foi recebido pelo presidente do PV de Macaé e pré-candidato a deputado federal, Dr. Aluizio Jr, que também participou da coletiva. O deputado criticou a atitude do presidente Lula em relação a redivisão do royalties e disse que há "excesso de confiança" por parte do governador Cabral. “Lula tenta interceder na conciliação dos países do Oriente Médio e lava as mãos nesta questão federativa onde Rio de Janeiro e Espírito Santo lutam contra o restante dos Estados pelos royalties do petróleo, isso é falta de pulso”, alfinetou.
Totalmente a favor da luta do Rio de Janeiro, Gabeira também quer que os municípios utilizem melhor as verbas dos royalties. Para isso, o pré-candidato a governador quer criar conselhos comunitários para fiscalizar a destinação destes recursos. “É preciso haver mais transparência na aplicação destes recursos. Defendo a permanência dos royalties em nosso estado, até porque é aqui que sofremos os maiores impactos sociais. Mas é preciso haver responsabilidade na aplicação deste dinheiro. A população deve saber exatamente para onde está indo todo este dinheiro”, explicou.
POLÍTICA – Ainda em fase de “aparar arestas” a coligação PV-PSDB-DEM-PPS também foi tema da coletiva e das perguntas dos estudantes macaenses. Aliás, Gabeira e Dr. Aluízio aproveitaram para esclarecer como vão lidar com isso durante as eleições 2010.
Segundo Gabeira, há um novo cenário onde a sociedade vai discutir programas porque não estão satisfeitos com prefeitos e vereadores que estão no poder. “Não podemos ser julgados porque temos apoio da “direita”. Do mesmo jeito que temos o apoio do DEM, o PT tem em sua coligação o PP. O ideal seriam coligações mais nítidas, mas estamos vivendo um novo tempo. É o início de uma caminhada para sermos mais unidos”, explicou o pré-candidato ao governo do Rio.
Dr. Aluízio descartou a possibilidade de dividir idéias com o PSDB em Macaé e disse que a coligação não se transporta para a proporcionalidade. “Nós discutimos programas e não diferenças pessoais. No momento nosso programa não tem nada a ver com o do PSDB local. Não podemos ficar sujeitos a prefeitos e deputados com propostas simbióticas, precisamos discutir um Rio de Janeiro sem royalties e com qualidade de vida, e para isso estamos trabalhando para eleger Gabeira governador e Marina presidente da República”, esclareceu o pré-candidato a deputado federal pelo PV de Macaé.
Esta decisão do Dr. Aluízio conta com o apoio de Gabeira. “O meu apoio a Aluízio está mais do que claro. A política de alianças do PV em nível estadual não pode interferir na ideologia política de nossos aliados nos municípios. Em Macaé, Aluízio e Silvio continuam em caminhos políticos diferentes e nós respeitamos isso", disse Gabeira.
PROGRAMA – Gabeira e Dr. Aluízio comungam da ideia de discutir programa de governo com a sociedade.
O pré-candidato ao governo disse que é preciso garantir, através da eleição dos deputados federais e senadores a manutenção dos royalties, tão necessários para o desenvolvimento da região. “Por isso é tão importante a eleição de Dr. Aluízio para a Câmara Federal. Segundo, é preciso investir em habitação popular, saneamento e segurança pública, áreas bem deficientes em Macaé e em todo Estado, por isso necessitam de mais atenção do governo estadual”, disse Gabeira, que recebeu do Dr. Aluízio uma avaliação geral da saúde para incluir no seu programa de governo que deverá ser apresentado em junho.

Fernando Gabeira acompanha presidente do PV de Macaé na visita a bairros carentes

O pré-candidato ao governo do Rio, deputado federal Gabeira (PV) estendeu a visita a Macaé até sábado, dia 20. Pela manhã, acompanhado do presidente do Partido Verde local, Dr. Aluízio, visitou as comunidades carentes de Nova Esperança e Nova Holanda.
Durante três horas Gabeira e Aluízio caminharam pelas ruas cheias de lama dos bairros, que, no papel, teriam recebido mais de R$ 35 milhões de investimentos da Prefeitura de Macaé e R$ 1,1 milhão do PAC (Programa de Aceleração do Crecimento do Governo Federal) para obras de drenagem, saneamento básico e pavimentação.
As placas de obras estão espalhadas pelas ruas dos bairros esquecidos pelo governo municipal. Segundo moradores, existe lama mesmo quando não chove. Os buracos das obras, abertos há dois anos, viraram bolsões de esgoto e falta de saneamento básico já fez quatro vítimas de leptospirose. “Isso é um descaso com essa gente. O trabalho a ser feito aqui é muito grande, é uma obra importante que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas e resgatar a cidadania de cerca de 20 mil habitantes”, analisou Gabeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário