domingo, 30 de agosto de 2009

Senadora Marina Silva se filia ao PV


A senadora Marina Silva (AC) oficializou sua entrada no Partido Verde neste domingo, afirmando que o PV precisa antes reformular seu programa político e sua estrutura partidária.

Com um discurso que emocionou uma série de militantes do partido, a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008 fez críticas ao modelo de desenvolvimento adotado pela gestão do PT, que foi seu partido por 30 anos.

Nós estamos aqui porque temos ideais; não apenas para ganhar uma eleição de deputado, vereador, senador, presidente

O Brasil conseguiu equilíbrio econômico e isso foi fruto da iniciativa do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e foi consolidado por Lula... mas não podemos continuar crescendo na mesma direção que estamos crescendo - afirmou Marina, acrescentando que o PV "não está dizendo que não se pode ter desenvolvimento, mas que esse desenvolvimento se dê de forma sustentável".

Ela defendeu ainda uma "segunda fase" do programa Bolsa Família do governo federal, focada na inclusão produtiva dos beneficiários "para que a pessoa não se sinta dependente do Estado".

A assinatura de filiação foi feita aos gritos "Brasil, urgente, Marina presidente", por mais de mil pessoas. Marina chorou durante o discurso ao lembrar dos anos em que militou no PT. Citando versos de Guimarães Rosa, a ex-ministra, em uma metáfora, disse que "estava saindo de casa, mas que continuaria morando na mesma rua, na mesma vizinhança". Em seguida, também emocionada, fez uma grande saudação aos militantes do Partido Verde. Ela disse que está sendo bem acolhida no partido.

Nós estamos aqui porque temos ideais, porque temos uma visão de mundo. Não apenas para ganhar uma eleição de deputado, vereador, senador, presidente da República - disse Marina, que citou Santo Agostinho, Nelson Mandela, Chico Mendes e Martin Luther King durante o discurso.

Siglas pequenas já começaram a assediar o PV para formar uma possível aliança para o próximo ano. José Luiz Penna disse que a meta é ter entre 4 e 5 minutos de exposição na TV.

Muito aplaudido a discursar, Fernando Gabeira - derrotado na eleição de 2008 para a prefeitura do Rio - reconheceu que o PV poderia ter crescido mais, "mas agora começa a se abrir uma nova oportunidade". Gabeira fez duras críticas ao momento na política:

Esse tema (a ética na política) é importante porque nós temos no Brasil hoje um governo moralmente frouxo, um Congresso apodrecido e um Supremo Tribunal Federal em princípio de decomposição com a decisão tomada nesta semana - disse Gabeira. - Nós não temos a pretensão de constituir um partido de pessoas infalíveis. Temos a pretensão de construir um partido de pessoas que, quando erram, reconhecem o seu erro, corrigem o rumo e reparam o que fizeram.

A prefeita de Natal fez questão de ressaltar a importância das mulheres no PV:

O PV é um partido com alma feminina, onde a mulher faz a diferença. Estamos preparados para mudar a política de educação, saúde, segurança.

Fonte - Jornal o GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário